Falando com as mãos. Aprendendo Libras

Já pensou em começar a aprender Libras? Já começou?

Pode ser que você tenha terminado um curso básico de Libras ou até mesmo tenha parado na metade do curso. Talvez tenha pensado: ‘É muito difícil, não levo jeito pra isso.’, ou ‘Eu sou muito tímida, Libras não é pra mim.’

É verdade que todos nós temos nossa vida corrida e muita coisa pra fazer que nem damos conta. Aprender Libras, ou qualquer outro idioma, não deve ser um peso a mais em nossa vida. Mas como fazer isso?

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
  • Primeiro: Tenha a expectativa correta sobre o tempo necessário para se tornar fluente. É claro que, para começar a fazer os primeiros sinais, não demora muito tempo. Porém, para se tornar uma pessoa fluente, já não é tão rápido assim. Mas essa é a parte boa – poder dar tempo ao tempo e aprender o idioma sem que isso se torne um obrigação, apenas deixando acontecer, sem se estressar.
  • Segundo: Aprenda com quem mais sabe – os surdos. Não há ninguém melhor para te ajudar a aprender um idioma do que os nativos. Qual a melhor forma de aprender o inglês, por exemplo, do que morar nos EUA? E com os surdos temos uma vantagem – não precisamos sair do país para encontrá-los. Na verdade, não precisamos sair nem na nosso própria cidade. É só procurar um pouquinho que você vai encontrar um surdo e, quase com certeza, posso dizer, disposto a te ajudar a aprender esse idioma tão belo.
  • Terceiro: Aprenda pelos motivos corretos. Essa é uma questão um pouco mais complicada. Seu motivo pode ser o mais nobre de todos – conhecer e estar acessível aos surdos. Mas pode também ser um objetivo comercial, ou para aprimorar sua carreira. Independente de qual seja, você estará fazendo algo muito louvável e com certeza impactará a vida de muitos surdos. Apenas saiba e reconheça qual é o verdadeiro motivo e foque nisso.

Então, agora que você sabe o que precisa, por que não pensa em voltar a aprender esse idioma tão bonito?!

Posts relacionados
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *