fbpx
28 de setembro de 2021 Gabriel Clemente

Dicas para quem está aprendendo Libras

Você está aprendendo Libras? Parabéns! Agora você está se preparando cada vez mais para ter uma comunicação significativa com os surdos e isso é muito importante. Mas você está tendo dificuldades para deslanchar? Está atrás de dicas úteis e realistas para te ajudar nesse processo? Então você está no lugar certo. Veja algumas ideias que talvez você ainda não tenha pensado.

Divirta-se enquanto aprende
É isso mesmo, divirta-se! Aprender um idioma não é fácil, rápido e simples, e infelizmente alguns fazem disso uma tarefa chata. Mas você pode fazer diferente. Você pode contar para os outros o que está aprendendo e também contar os erros que cometeu e dar risada disso. Pode também ser criativo, use a imaginação para criar meios de memorizar os sinais. Já pensou em fazer vídeos de você mesmo contando uma história que você conhece? Grave como se você fosse o intérprete no cantinho da tela. Encarne o personagem. Isso vai te ajudar principalmente se você for tímido.

Treine as expressões faciais na frente do espelho
Na dica anterior já falamos sobre gravar um vídeo sobre si mesmo. Junto a isso, olhe para você mesmo sinalizando na frente do espelho. Você já deve ter aprendido que as expressões faciais e corporais são uma parte importante da gramática da língua de sinais, não é? Então não adianta aprender apenas sinais. Sem expressões você não vai conseguir se comunicar bem com os surdos. Então use e abuse das “caras e bocas” e se veja fazendo isso.

Pratique com os surdos
Para se tornar fluente em qualquer língua é muito importante ter contato com nativos do idioma. É a mesma coisa com a Libras. Você tem algum parente surdo que usa a língua de sinais? Aproveite e converse com ele. Você conhece outra pessoa surda no seu trabalho, na sua escola ou em outro lugar? Se aproxime dele. Fala pra ele que você está aprendendo e que quer conversar. Quando ele precisar de ajuda, seja o primeiro a se oferecer. Mesmo que você ainda não saiba muita coisa, é isso que vai fazer você chegar lá. Muitos surdos estão dispostos a ensinar. Mas e se não tiver nenhum contato de uma pessoa surda? Aí você tem que ir atrás. Não tem jeito de aprender sem praticar com um nativo da língua!

Seja realista
Pensando no que acabamos de falar, temos que ser realistas quando estamos aprendendo um idioma. Não dá para aprender sem praticar, e deixar para treinar só na hora do curso não adianta muita coisa. Lembre-se também que não vai ser da noite para o dia (nem em um mês) que você vai conseguir aprender. Também se não houver verdadeira dedicação e empenho, o aprendizado vai ser mais lento. Então corra atrás! Você vai conseguir.

, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *