Preciso de um curso para aprender Libras?

Estamos em 2022 e todo mundo já sabe que é importante aprender Libras, não é mesmo? Afinal essa é uma língua reconhecida em nosso país e milhões de surdos vivem entre nós. No último ano vimos um grande aumento da percepção das pessoas e das empresas em disseminar acessibilidade em Libras, e para nós da Libraria, isso é uma grande vitória.

Mas a realidade é que a grande maioria das pessoas ainda não sabe Libras e quando alguém começa a conhecer esse mundo e tem a vontade de aprender, vem uma dúvida na mente: “Preciso de um curso para aprender Libras?” Esse artigo tem como objetivo mostrar que é possível aprender a Língua Brasileira de Sinais de duas maneiras – através de cursos ou por estar inserido na comunidade surda.

Quando falamos sobre aprender um novo idioma, o que muito se ouve é que quando se imerge na língua e na cultura dos que a falam, o aprendizado é muito eficaz. Muitos defendem essa tese. E pra falar a verdade, só dá pra aprender a nadar se estivermos dentro da água, não é?

Como a Libras não é diferente. Quando se está mergulhado na comunidade surda, o contato entre as pessoas faz com que o indivíduo aprenda na prática a se comunicar. Não temos a menor dúvida de que isso é muito importante para quem está aprendendo.

Por outro lado, cursos de idiomas também tem suas vantagens. Quais seriam as vantagens de um curso de Libras? Através do curso a pessoa pode aprender o significado mais abrangente de determinado sinal, a gramática da Libras e a história dos surdos em nosso país e no mundo. No curso o aluno pode tirar suas dúvidas com os professores e interagir com quem está aprendendo, compartilhando seus desafios e dificuldades.

Mas afinal, qual é a melhor forma de aprender Libras? Em um curso ou apenas tentando conversar com os surdos? A resposta é: as duas maneiras são boas; na verdade uma complementa a outra. Os cursos podem nos ajudar na parte teórica e na aquisição de vocabulário. Mas ao imergir na comunidade surda, podemos colocar em prática o que aprendemos no curso e apreciar a beleza de se comunicar com as mãos e expressões.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *