Os tipos de Identidade Surda

Você sabe o que é Identidade Surda?

É o modo que as pessoas com surdez entendem esta condição e a si próprias na sociedade o que influencia sua maneira de se comportar, agir e reagir no mundo em que vivem.

As pessoas surdas têm muitas características, que vão além da especificidade biológica. Há diferenças quanto à visão da surdez e delas mesmas nesse contexto. Nesse artigo mostraremos 5 identidades e suas características.

1 – Identidade surda

Sujeito plenamente inserido na comunidade surda e que reconhece seu pertencimento a ela. Quem se enquadra nela, geralmente, tem surdez desde o nascimento ou a adquiriu quando ainda era muito novo.

Apresentam características culturais como:

  • Comunicação principal em língua de sinais;
  • Pode conhecer um pouco a língua escrita mas se faz obedecendo a estrutura da Libras;
  • Apresenta características culturais e enxerga estar no mundo na forma da visualidade, além de defender e lutar pelo direito de manifestar sua diferença e de viver a cultura surda todos os dias.

As pessoas com identidade surda compartilham suas experiências com outros surdos e participam ativamente no meio.

2 – Identidade surda híbrida

Está presente em pessoas com surdez adquirida – ou porque nasceram ouvintes e adquiriam surdez ou porque tiveram alguma doença, acidente, etc. Elas aprenderam a participar e formar seus pensamentos como ouvintes, além de se comunicar com uma língua oral, mas que passaram a participar do contexto da surdez.

Essas pessoas dependem da linguagem oral e também da sinalizada, algumas usam o português como forma de comunicação, mas outras deixaram de usar e se reconhecem como surdas, participam das comunidades, demandam direitos pertinentes aos surdos (como legendas e intérpretes, por exemplo) e usam recursos e tecnologias para surdos.

3 – Identidade surda de transição

A maioria dos surdos, que vêm de famílias ouvintes, passa por uma transição, já que tentam estar no mundo pela perspectiva ouvinte, mas possuem uma linguagem oral e visual restrita.
Com o passar do tempo, elas adquirem contato com a comunidade surda e conseguem desenvolver melhor sua comunicação visual passando a ter uma plena experiência visual do mundo.

4 – Identidade surda flutuante

São pessoas que não se inseriram em comunidades surdas. Elas têm dificuldade de aceitar sua surdez. Não aceitam como identidade, mas sim uma deficiência e procuram por referências na cultura ouvinte, considerando ela mais completa que a cultura surda. Mesmo com diferentes níveis de comprometimento auditivo, recorrem a aparelhos auriculares e demonstram orgulho pela apropriação de elementos da cultura ouvinte.

5 – Identidade surda embaraçada

Ela é bem comum em pessoas que não possuem referências da cultura surda assim como também da ouvinte. Elas não usam Libras, pois, ou não foram ensinadas ou nunca tiveram contato, e não fazem uso da língua oral porque não conseguiram aprender.

Elas demonstram dificuldades para se comunicar e, quando usam expressões, elas às vezes não sejam compreendidas pela outra parte. Sua vida, comportamento e aprendizados são determinados pela perspectiva de um ouvinte. Eles não conseguem fazer as coisas sozinhas ou não conseguem decidir nada sozinhos. Na família a falta de informações sobre a surdez é muito grande ou mesmo total e em alguns casos a família aprisiona os surdos, seja pelo estereótipo ou pelo preconceito.


Sobre as identidades não encontramos um sinal certo para cada uma delas. Se você souber, entre em contato, vamos gostar bastante de aprender.

Precisamos lembrar que entre as identidades não existe uma melhor ou pior mas cada um tem sua visão de mundo. As pessoas surdas não são, de maneira alguma, inferiores às ouvintes. Precisamos respeitar todas identidades.

1 Comentário

[…] início de conversa, sugiro que você confira o nosso outro artigo “Os tipos de Identidade Surda”. Assim você vai entender melhor como ser uma pessoa com surdez pode ter diferentes tipos de […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *